Como funcionam detectores de fumaça convencional

Com o apoio de profissionais da área, vamos falar sobre os principais tópicos no assunto detectores de fumaça.

Existem dois tipos de detectores mais comuns.

Detector fotoelétrico

De uma maneira simplificada, ele funciona a partir de um feixe de luz infravermelho e um sensor, quando em contato com a fumaça o feixe se dispersa, essa variação é detectada pelo sensor, o que faz com que o alarme dispare. De uma forma mais técnica, o detector funciona com base no efeito de Tyndall que se observa no interior de uma câmara escura com elementos fotoelétricos que agem na faixa do infravermelho. Caso tenha fumaça no local onde está instalado o detector, as partículas dispersas no ar devido a combustão serão detectadas pelo circuito eletrônico e será sinalizado o alarme.

Detector iônico

Ao invés de um feixe infravermelho, esse detector se utiliza de um material radioativo, o amerício-241, para identificar a fumaça. Basicamente este material emite partículas alfas que ionizam os átomos do ar, ionizar é separar os átomos, que antes eram neutros, em cargas negativas e positivas, quando em encontro com a fumaça, a ionização é dificultada fazendo com que o alarme seja ativado.

O problema desse tipo de detector é a alta produção de lixo radioativo, por conta disso ele teve a sua comercialização proibida.

Qual o melhor local para a instalação de detectores de fumaça?

Em um incêndio, por conta do ar quente, a fumaça sobe, então locais mais altos como por exemplo o teto, são os mais recomendados para a instalação, também é recomendado que tenha pelo menos um detector em todas as divisões de sua residência ou empresa.

Detector de fumaça detecta cigarro?

Os dois tipos falados acima vão disparar por conta da fumaça do cigarro, mas isso não quer dizer que áreas que contenham fumaça, como bares de tabacarias, não possam ter nenhum tipo de detector, existem outras opções como o detector termovelocimétrico, que é acionado a partir da temperatura do ambiente.

Como desligar em caso de alarmes falsos

Para os detectores que funcionam sem a necessidade de uma central de alarme de incêndio, normalmente o mesmo possui um único botão feitos exatamente para estes casos, pressione e segure o botão assim desligando o alarme, caso não funcione, entre em contato com o fabricante. Normalmente, os detectores de instalações residenciais ou empresariais sua ligação é feita à uma uma central de alarme de incêndio, então a desativação do alarme é feita diretamente por ela. Para saber como proceder nesses casos deve ser verificado direto com o fabricante da central. 

Detector piscando

Ocasionalmente o detector acende uma luz de LED mas isso apenas indica que ele está em funcionamento, em caso de incêndio ele irá piscar mais rápido antes de acionar o alarme.

 

Agora você tem uma noção maior sobre o funcionamento dos dois principais tipos de detectores de fumaça e sua utilização. Você tem ou pensa em comprar um detector de fumaça? Deixe seu comentário e não esqueça de olhar nossos detectores aqui da Chave Digital! Compartilhe com amigos que possam se interessar por estas informações.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados