Como funciona um sistema de alarme de incêndio endereçável

A imagem mostra a foto da central de alarme de incêndio Apus Cell e à direita dela está escrito "Alarme de Incêndio Endereçável".

Dentro de obras e locais fechados, o sistema de alarme de incêndio é responsável por monitorar o ambiente através de seus dispositivos, visando proteger a vida de todos dentro do lugar em que está instalado. Neste post iremos entrar em detalhes sobre como funciona um sistema de alarme de incêndio, mais especificamente os sistemas de alarme de incêndio endereçáveis.

COMO FUNCIONA UM SISTEMA DE ALARME DE INCÊNDIO?

De forma geral, o sistema é composto por uma central de alarme de incêndio ligada a diversos dispositivos, que vão monitorar a área em que estão instalados e alertar a central caso sejam acionados ou detectem incêndios.


No Brasil, a NBR 17240:2010 é responsável por regularizar e definir os aspectos e exigências necessários para os sistemas de detecção e alarme de incêndio. Ela define alguns equipamentos e dispositivos que podem compor o sistema, auxiliando na detecção de incêndios ou emissão de fumaça. São eles:

  • Indicadores sonoros e/ou visuais;
  • Acionadores manuais;
  • Detectores de calor ou fumaça;
  • Centrais de Alarme de incêndio;

Quanto às centrais de alarme de incêndio, elas são a parte responsável por receber e processar todos os dados e sinais enviados pelos dispositivos conectados a ela, agindo de acordo com o que for estabelecido pelo instalador. No entanto, a construção das centrais de alarme de incêndio e a forma de ligação entre ela e os dispositivos serão diferentes para cada tipo de sistema de alarme de incêndio, que podem ser classificados como sistemas convencionais, endereçáveis ou analógicos/algorítmicos. 

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ALARME DE INCÊNDIO ENDEREÇÁVEL?

Ao contrário dos sistemas de alarme de incêndio convencionais – dos quais entraremos em detalhes em outro post – com um sistema de alarme de incêndio endereçável é possível identificar o nome individualmente, do dispositivo acionado manualmente ou através de detecção de fumaça/calor.

Isso se dá devido aos endereços únicos que são dados a cada dispositivo. O dispositivo envia seu endereço à central, juntamente com uma sequência que indica seu estado de alarme.

Existem duas classificações para os sistemas endereçáveis, que indicam o método de ligação da central com os dispositivos, são eles:

  • Sistemas classe A;
  • Sistemas classe B.

SISTEMAS CLASSE A

Nos sistemas classe A existem fios de retorno ligados à central, ou seja, a ligação dos dispositivos com a central devem retornar à própria central, fechando um laço. Dessa forma, mesmo que exista rompimento ou danos ao cabeamento, ambas as partes ainda estariam conectadas na central, impedindo que o funcionamento do sistema seja comprometido parcial ou totalmente.

SISTEMAS CLASSE B

Já os sistemas classe B não necessitam de ligação de retorno na central. Isso implica em uma redução nos custos de instalação, já que serão utilizados menos cabos durante a mesma. No entanto, caso ocorra alguma interrupção ou dano na fiação, o funcionamento do sistema pode ser comprometido totalmente ou parcialmente, dependendo de onde ocorreu o dano.

Independente da classe, é sempre importante realizar manutenções periódicas no sistema de alarme de incêndio, para assegurar que ele esteja sempre completamente funcional.

Agora que você sabe como funciona este sistema, dê uma olhada na nossa linha de alarme de incêndio endereçável clicando aqui

A Chave Digital é uma empresa especializada em soluções nos ramos de alarme de incêndio e iluminação de emergência, com mais de 10 anos de existência no mercado.

A linha APUS Cell é a nossa linha de alarme de incêndio endereçável, onde a central comporta até 128 dispositivos de acionamento conectados a ela. A linha conta também com o aplicativo APUS, que permite configurar, monitorar e compartilhar configurações diretamente através do celular, tornando a instalação rápida, fácil e eficiente.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados