Aprenda como funciona um detector de fumaça linear

A imagem mostra a foto de um detector linear enquanto à direita está escrito "Detector Linear"

Vamos falar sobre esse tipo de detector que traz muitas vantagens em relação ao detector de fumaça convencional!

COMO FUNCIONA UM DETECTOR DE FUMAÇA LINEAR?

Assim como o detector de fumaça convencional, o detector de fumaça linear utiliza um feixe de luz infravermelho, porém, no caso do detector de fumaça convencional, a detecção ocorre dentro da própria câmara do detector. Já no detector linear,  ele direciona esse feixe para um refletor localizado de 8 a 100 metros à sua frente, como o próprio nome diz, o refletor reflete esse feixe de luz de volta para o detector, fazendo com que quando haja fumaça a reflexão deste feixe seja dificultada, quando isso ocorre o alarme é acionado.

Onde instalar o detector de fumaça linear?

Sua instalação deve ser feita no alto de paredes em uma distância mínima do teto de 0,5 metros e máxima de 1 metro, em locais que fiquem livres de obstáculos como pessoas, máquinas, estoques de depósitos e etc. Caso precise de mais de um detector, a distância entre eles deve ser de 12 metros.

Vantagens de usar um detector linear

Por conta de sua alta área de varredura, é preciso menos detectores, facilitando também na hora de instalação, além disso, alguns fabricantes (como por exemplo, a Chave Digital) possuem um modelo de detector que conta com um laser visível a olho nu que pode ser acionado para auxiliar no alinhamento entre o detector e o refletor para o momento da instalação, ele também conta com três variações de sensibilidade para que possa que calibrado de acordo com cada ambiente.

 

Acabamos de ver como o detector de fumaça linear funciona, e também podemos conhecer algumas de suas vantagens em relação ao detector convencional, ainda ficou alguma dúvida sobre esse tipo de detector?

Deixe sua pergunta aqui nos comentários que ficaremos felizes em responder. Dê uma olhadinha nesse detector aqui na chave digital! Também compartilhe com amigos que possam se interessar por essas informações.

 

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados